Após segunda tentativa, Poço Artesiano vai ajudar no abastecimento de água em São Joaquim

Publicado em 14/05/2020 às 18:34 - Atualizado em 14/05/2020 às 18:34

O kit de perfuração de poços artesianos do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, iniciou a perfuração para implantar o primeiro, de três poços artesianos.

O início do trabalho foi na segunda-feira (11), no pátio da Prefeitura de São Joaquim, no bairro Santa Paulina. Nesta primeira tentativa, as paredes do poço não se sustentaram devido o tipo de material do local, que era mais argiloso e não mantinha o buraco do poço aberto.

Após segunda tentativa, em um outro  local no mesmo bairro, os técnicos conseguiram realizar a perfuração e explicaram que ali havia mais pedras, sendo assim, local propício para continuar os trabalhos. A equipe de perfuração estima que até sábado o poço estará aberto e jorrando água, que será usada pela CASAN no momento para manter o abastecimento na cidade.

A estimativa é que o poço renda cerca de 20 mil litros por hora. Dentre os objetivos, consta a perfuração de poços tubulares profundos para captação de água em localidades de domínio público municipal, implantar sistemas de abastecimento de água urbano e rural com a participação das prefeituras, dos usuários e das comunidades, com sustentabilidade econômica e ambiental e organizar e capacitar os usuários para administração dos sistemas de abastecimento de água.