---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Secretaria Municipal de Educação lança Portal Educacional

Publicado em 24/03/2020 às 18:58 - Atualizado em 24/03/2020 às 18:58

Secretaria Municipal de Educação lança Portal Educacional

Diante dos crescentes casos do Novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil e procurando atender às medidas de prevenção e combate ao contágio para preservar a saúde de toda a população, as atividades nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de São Joaquim estão suspensas, conforme Decretos 509 e 515/2020 do Governo do Estado de Santa Catarina e pelos Decretos 100 e 101/2020 do Município de São Joaquim para o enfrentamento da situação calamitosa.

 

Mas nem por isso vamos ficar parados, certo?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996) em seu Art. 32 § 4º o Ensino Fundamental será presencial, sendo o ensino à distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de São Joaquim por meio da Secretaria Municipal de Educação e sua Diretoria de Ensino desenvolveu um portal educacional que hospeda um repositório com sugestões de temas, atividades pedagógicas e jogos educativos voltados ao ensino e à aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física e Alfabetização e Letramento. Além dos componentes curriculares, temos a seção "Laboratórios virtuais, Museus virtuais, Passeios digitais e a Sala de Leitura.", nelas discutiremos assuntos pertinentes aos tema da inclusão digital e daremos dicas de leituras.

 

Para os profissionais de educação, disponibilizaremos uma seção para o acesso a Plataforma AVAMECdo MEC . O AVAMEC é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos à distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio educacional à distância para professores e equipe pedagógica. Entre outros ambientes virtuais e demais objetos educacionais na área de tecnologia educacional.

 

Destacamos que o portal também servirá de apoio ao planejamento de atividades a serem realizadas durante o período de recesso escolar, bem como ações em diferentes momentos do ano letivo, uma vez que a Prevenção ao COVID-19 e outros agentes infecciosos deverá ser trabalhada de forma contínua e articulada com a Proposta Curricular da SMECD e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

 

Enfatizamos, ainda, que o material disponibilizado no portal educacional são sugestões, selecionadas inicialmente pela equipe da SMECD. Pretendemos expandir as possibilidades interativas e, para isso, organizaremos grupos de discussões com os profissionais da rede de ensino municipal, de modo que as escolas possam contribuir com o repositório pedagógico.

Os profissionais das Escolas poderão compartilhar o link do portal em suas mídias sociais (páginas no Facebook e/ou grupo de WhatsApp com a comunidade escolar e estudantes).


Link para acessar o portal: https://bit.ly/portaleducarsj