---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Projeto “Químicos do Brasil” se destaca em São Joaquim

Publicado em 14/05/2019 às 09:47 - Atualizado em 14/05/2019 às 09:47

Vinculada pela Universidade Federal do Piauí, o projeto “Química nas ruas” é de âmbito Nacional e a Escola de Educação Básica Manoel Cruz é participante. Há um grupo de profissionais da química formado por pessoas do país todo e o projeto é um conjunto de ações socioambientais para comemorar os 150 anos da tabela periódica.

O objetivo dessa "festa" é comemorar e fazer uma boa divulgação da química como ciência e mostrar a importância da química pra vida e sociedade como um todo, buscando assim, uma maior valorização dos profissionais desta área. Em São Joaquim, a ação recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, do Rotaract Club de São Joaquim, da Epagri, da Cooperserra, do IFC e do SED.

 

As ações foram divididas em 3 etapas:

Abril - Mês do carbono: Cada estado se comprometeu a plantar um mínimo de 118 novas mudas de árvores para auxiliar no sequestro de carbono da atmosfera.

A Escola de Educação Básica Manoel Cruz bateu a meta no dia 26 de abril.  Os alunos do terceirão do MC, professores e integrantes da comunidade realizaram o plantio de 124 mudas em área de preservação permanente.

Maio - Mês da mulher.

Evento voltado para mulheres. O tema é mulheres na ciência.

O evento acontecerá no  dia 17 de maio às 9:30h da manhã, no bloco de viticultura da EEB Manoel Cruz.

Será uma mesa mediada com convidadas especiais e atuantes em diferentes áreas da nossa sociedade.

E dia 29 de maio o mesmo evento, com outras convidadas acontecerá em Lages.  Tudo para que mais pessoas tenham oportunidade de participar.

No dia 18 de junho é dia do químico e o terceiros anos do médio do MC vão para as ruas mostrar experimentos e curiosidades de química. Neste dia, todas as instituições parceiras vão para as ruas, a química tomará conta do Brasil.

 

Todos os eventos deste projeto são gratuitos, abertos ao público e terão  certificação pela Universidade Federal do Piauí.

É importante ressaltar que é a Serra a região que está, através dessas escolas, colocando Santa Catarina no mapa deste evento.