Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

CULTURA
Projeto CineMóvel Solar com sessões de cinema ao ar livre chega a São Joaquim

Publicado em 21/09/2021 às 14:07 - Atualizado em 21/09/2021 às 14:07

Energia usada pelo sistema de projeção do Cinemóvel Solar é captada por placas  fotovoltaicas que garantem autonomia de até três dias

 

 

  

O sol é o combustível para garantir a realização de um projeto que transforma ambientes abertos e espaços públicos em verdadeiras salas de cinema. Abastecida com energia fotovoltaica, a grande tela do CineMóvel Solar está percorrendo 14 cidades de Santa Catarina. O projeto começou no dia 2 de setembro e agora chegará em São Joaquim. 

 

 

Ao todo serão 28 sessões de cinema, duas em cada cidade, com expectativa de atingir um público de duas mil pessoas até o encerramento da temporada, na cidade de Bocaina do Sul, região da Serra catarinense.

 

Todas as sessões estão sendo realizadas ao ar livre e seguem protocolos rígidos de segurança, com distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura e dispensers de álcool gel para os participantes.

 

 

A programação, com filmes selecionados especialmente para divertir o público – independente da faixa etária – inclui o vencedor do Oscar de melhor animação Wall-E, a live action do Rei Leão, a versão modernizada do clássico Tom & Jerry, entre outros. 

 

"Vamos levar entretenimento com segurança para as pessoas. Permitir que elas se divirtam ao ar livre e aproveitem a oportunidade para desfrutar algumas horas de lazer e descontração", diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. 

 

 

Ele destaca ainda o caráter educativo do projeto. "A estrutura do Cinemóvel Solar, com o aproveitamento da energia fotovoltaica, reforça a mensagem de que os recursos naturais são cada vez mais escassos e precisam ser protegidos. Nosso projeto atende a nove dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU".

 

 

O sistema de projeção usado no CineMóvel é abastecido por placas fotovoltaicas. A energia captada passa por um conversor e é armazenada em baterias, com autonomia de três dias. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cinemóvel Solar integra o Cine Gira Brasil, uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e da Magma Cultura, com apoio das secretarias de educação e cultura dos municípios que receberão o projeto. 

                                                                                             

 

 

ROTEIRO NA SERRA CATARINENSE 

 

 

Bom Retiro – 21 e 22 de setembro

 

Urubici– 23 e 24 de setembro

 

São Joaquim – 25 e 26 de setembro

 

Urupema – 28 e 29 de setembro

 

Lages – 30 de setembro e 01 de outubro

 

Bocaina do Sul – 02 e 03 de outubro 

 

 

Com informações de  Márcia Oliveira

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar